1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome com falhas

 

Cada vez que instala uma extensão no navegador, deve ter atenção ao que realmente se encontra a instalar. Afinal de contas, estes “extras” para o navegador podem trazer consigo grandes funcionalidades, mas também verdadeiras dores de cabeça.

 

As extensões possuem uma grande integração com o navegador, e tendo em conta que a maioria dos utilizadores usam o mesmo para as mais variadas tarefas, esta é também uma das principais formas de ataques realizada sobre o mesmo.

 

E recentemente foi descoberta uma extensão que estaria disponível na plataforma da Google desde 2019, mas no processo pode ter roubado dados de quase 200 mil utilizadores. De acordo com o portal BleepingComputer, a extensão tentava tirar proveito dos utilizadores que pesquisavam pelo “Internet Download Manager” na loja de extensões da Google.

 

Falsa extensão

 

O IDM é um software legitimo, usado para gerir downloads da internet. No entanto, a extensão estaria a tentar tirar proveito do nome para enganar os utilizadores, sobre a promessa de acelerar o download ao mesmo tempo que acabava por realizar práticas maliciosas.

 

A extensão começava por alterar o sistema de pesquisa padrão do navegador para um em controlo dos atacantes. Além disso, esta ainda abrir diversos links para sites de spam, bem como popups associados a publicidade maliciosa, e que reencaminhavam o utilizador para programas com malware.

 

No processo, os dados dos utilizadores também poderiam ser recolhidos para os mais variados fins. Caso tenha esta extensão no navegador, recomenda-se que proceda imediatamente com a sua remoção. De notar que, na data de escrita deste artigo, a extensão ainda se encontra disponível na plataforma da Google, apesar das suas atividades maliciosas.

 

De notar que o IDM conta com uma extensão legitima, desenvolvida pela empresa Tonec, e que é associada diretamente com o programa sobre o mesmo nome. Esta será a única extensão na Chrome Web Store oficial para o programa, sendo que qualquer outra que alicie para tal será falsa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech